segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O Homem Que Odiava as Mulheres (The Boston Strangler) - 1968

Sinopse: Serial killer aterroriza a cidade de Boston. O governo federal intervém no caso e coloca o detetive Frank McAfee (Henry Fonda) à frente das investigações. Mas Frank é um investigador da Receita Federal, não habituado a esse tipo de crime. A situação se complica porque o serial killer, o encanador John Bottoml (Tony Curtis), possue dupla personalidade e não sabe que é o assassino. Baseado em fatos reais.

Direção: Richard Fleischer

Elenco: Tony Curtis
Henry Fonda
George Kennedy




 
 
 
Download:

 
 
 
Comentário:

       O que chama a atenção logo de cara em “O Homem Que Odiava As Mulheres” é que trata-se de uma das últimas relíquias do sistema de estúdios americano, já em seus anos finais graças às mudanças de paradigma impostas pela Nova Hollywood. Anda assim - ou por isso mesmo - está plenamente ciente das transformações sociais de sua época ao trazer para a tela uma quantidade até então chocante de violência gráfica, e uma abordagem científica incomum da psicológica, sem tabus (a referência até então era evidentemente o "Psicose" de Hitchcock). Fleischer parecia estar a par também de tendências cinematográficas: o filme bebe claramente da fonte dos recém surgidos giallos italianos, e inova tecnicamente com um interessante uso da tela dividida - levada ao seu limite.

      Outra característica inovadora do filme é seu clima documental, seco, sóbrio, que em sua obsessão pela recriação dos mínimos detalhes, acaba resultando em um filme que muitos podem acusar de ser frio e desapaixonado - e não poderiam estar mais enganados. “O Homem Que Odiava As Mulheres” talvez seja o marco inicial do true crime americano e seu legado é sentido até hoje (David Fincher, por exemplo, deve tê-lo visto umas boas vezes nos seus anos de formação), não apenas pela abordagem moderna mas também por ir a um lugar onde pouquíssimos filmes ousaram ir: literalmente (e eu não estou usando a palavra “literalmente” à toa) dentro da mente de um serial killer.

2 comentários:

  1. Realmente é um bom filme. Achei muito interessante. Talvez por esse jeitão documental das investigações... E pela cenas do Tony Curtis procurando suas vítimas.

    Lima

    ResponderExcluir
  2. Se gostou, procura aí um outro filme do Fleischer chamado "O Estrangulador de Rillinton Place". É quase a mesma coisa, mas ainda mais documental e com uma história bem mais trágica. Até ia postar aqui no blog, mas sei lá, é parecido demais com o Bosto Strangler, que é, para todos os efeitos, melhor.

    ResponderExcluir

comente naquela caixinha do lado, é mais legal.